Projeto “Comunidade de Fala – Contando nossas histórias”

A Comunidade de Fala é o principal projeto de educação em saúde da ABRE, iniciado em 2015. O projeto iniciou com a composição de um grupo de 10 pessoas com diversos diagnósticos de transtornos mentais e histórias de vivência e superação, que foram selecionadas e capacitadas para atuar em palestras educativas para públicos diversos.

O projeto foi trazido ao Brasil através de iniciativa conjunta da ABRE e de Richard Weingarten – jornalista, educador e ativista de saúde mental norte-americano que vem trabalhando há décadas em atividades educativas e de defesa de direitos na Saúde Mental. O modelo de apresentação é inspirado no programa “In Our Own Voice” , da NAMI (National Alliance for the Mentally Ill).

O grupo tem a Recuperação/Superação e o Empoderamento como conceitos norteadores e busca levar a públicos diversos um formato de apresentação através de um diálogo com a platéia, visando gerar informação, conscientização e combater o estigma.

Em outubro de 2015 levamos a experiência do projeto criado em São Paulo para a cidade do Porto, em Portugal, onde capacitamos um grupo de 10 pessoas ligadas a diversas Associações de Saúde Mental através de uma iniciativa conjunta entre a ABRE e a Associação ENCONTRAR+SE.

Para saber mais sobre o Comunidade de Fala, ver o calendário de apresentações do grupo ou agendar uma apresentação,  escreva para comunidadefalasp@gmail.com ou visite a Página do Grupo no Facebook https://www.facebook.com/comunidadefala/

DiplomadosJoao e Cristina CAPS Itapeva28_03h